🇧🇷 Certificados e permissões Java

Criando certificados e permissões para apicações Java Mobile

Conteúdo

  1. Introdução
  2. Utilizando XS++
  3. Utilizando EQHalmer
  4. Enviando e configurando

1. Introdução

Neste tutorial vou demonstrar como criar os próprios certificados para aplicações J2ME em celulares. Quem já instalou alguma aplicação que use internet ou o sistema de arquivos do celular sabe como é chato ficar liberando ou restringindo o acesso para cada operação realizada. Isso ocorre pois apenas as aplicações que possuem o certificado Java permitem selecionar as opções "Nunca perguntar" ou "Perguntar uma vez" nas permissões dos aplicativos. Esse certificado custa caro, logo são poucos os midlets que o possuem (Opera Mini e MobyExplorer, por exemplo).

Há, no entanto, uma forma de inserir um novo certificado no celular que permita qualquer tipo de acesso e fazer com que os aplicativos utilizem esse certificado. É o que iremos fazer.

O celular utilizado foi um Sony Ericsson Z550, mas o processo funciona para qualquer celular SE ou até mesmo de outras marcas que utilizem o Java.

Não me responsabilizo por possíveis danos causados ao celular devido ao uso incorreto dos aplicativos. Utilize-o ao seu próprio risco.

Abaixo segue uma lista dos aplicativos necessários:

  • XS++ 3.1
  • EQHalmer
  • USB Flash Drive
  • Certificado Halmer

Se você não possui alguma dessas ferramentas, utilize o link abaixo para baixar o pacote contendo tudo o que é necessário:

http://www.fergonez.net/down.php?file=files/apps_certificado.rar

Extraia o conteúdo do RAR para uma pasta qualquer.

Na próxima página vamos iniciar o processo.

2. Utilizando o XS++

Inicialmente desligue o celular, remova a bateria e o chip. Aguarde alguns instantes e recoloque apenas a bateria. Se você não possui os drivers do USB Flash já instalados, faça o seguinte:

  1. Abra a pasta FlashDriver (extraída do RAR) e instale o gg-setup.exe. Ele irá instalar os drivers utilizados para a conexão do celular na seguinte pasta:

    C:\Arquivos de programas\Sony Ericsson\Gordons Gate

  2. Segure o botão "C" no teclado do seu celular.

  3. Conecte o cabo USB no computador e no telefone.

  4. Neste momento o Windows irá identificar o novo hardware. Na tela de instalação do driver marque inicialmente a opção "Não, não agora" e avance um passo. Na segunda etapa escolha para indicar um local específico. Na terceira é onde você indica o local onde está o driver. Desmarque a opção para buscar em mídias removíveis e force o instalador a buscar pelos arquivos na pasta do "Gordons Gate". Prossiga com a instalação (se o Windows exibir uma mensagem de assinatura digital escolha a opção "Continuar Assim Mesmo").

  5. Desconecte o cabo do celular, voltando como estava no começo.

Agora inicie o XS++, como mostra a figura abaixo:

Verifique se a opção "Select Port" está como USB. Se não estiver, marque-a. Vamos então conectar o celular ao programa. Siga os procedimentos abaixo:

  1. Clique em "Connect". Você terá 30 segundos para realizar os procedimentos descritos abaixo.

  2. Pressione a tecla "C" do celular.

  3. Com a tecla pressionada, conecte o cabo no telefone. O XS++ automaticamente detecta o celular e no final você estará com o aplicativo da seguinte forma

Vamos iniciar o sistema de arquivos para poder copiar os arquivos do certificado. Clique em "FSX" e posteriormente em "Start FSX". Aguarde até que ele monta toda a estrutura de pastas (isso pode levar mais de um minuto). Após ele ter montado a estrutura, navegue pelo FSX até a pasta:

tpa/preset/custom

Abaixo vemos uma imagem do local para o qual serão enviados os arquivos. No meu caso já existe o "halmer.cer" pois já havia enviado o certificado antes de escrever o tutorial, então desconsiderem isso.

Vamos então enviar os arquivos do certificado. Eles estão contidos na pasta "Certificado" que veio junto com o RAR indicado no início do tutorial. Os arquivos são:

  • customize_upgrade.xml
  • halmer.cer

Para enviar, basta clicar no botão "Upload" do XS++ e enviar um arquivo por vez. Uma forma mais eficaz é selecionar ambos os arquivos no Windows Explorer, arrastar e soltá-los dentro da estrutura de pastas do XS++.

Com isso feito clique em "Shutdown" no XS++ e feche o aplicativo. Para conferir se a transição foi feita com sucesso, desconecte o cabo e verifique se o certificado "Halmer" consta no celular:

Configurações > Conectividade > Config. De Internet > Segurança > Certificado Java

Com o certificado instalado, agora podemos alterar os midlets (aplicativos/games) que você deseja instalar e enviá-los para o celular. Vamos então para a terceira parte do tutorial.

3. Utilizando o EQHalmer

Como dito anteriormente, pouquíssimos aplicativos possuem os certificados, então precisamos adicioná-los manualmente em cada midlet. Isso é feito através do aplicativo EQHalmer.

Antes de iniciar, é bom ressaltar que você vai precisar modificar os midlets desejados no EQHalmer e depois instalá-los novamente no celular, pois não é possível alterar a permissão daqueles que já estão instalados. Simplesmente apague o aplicativo do celular para depois enviarmos a versão modificada.

Como exemplo eu vou utilizar um fantástico aplicativo para o celular chamado MiniCommander. Trata-se de um gerenciador de arquivos com suporte a ZIP, FTP, visualizador de imagens, player de vídeo, execução de arquivos .bat (sim, batch no celular!), ente diversas outras característias. Recomendo muito!

Ele está disponível na pasta "Midlets" do RAR .

Se for usá-lo sem o certificado, para cada arquivo ou pasta que usuário acessar, o Z550 ia solicitar autorização para leitura e escrita, sem praticidade nenhuma.

Criar o certificado é muito simples. Copie o midlet desejado (que no nosso caso é o MiniCommander ) para a pasta do EQHalmer. Apenas o arquivo .jar é necessário, visto que o .jad será criado pelo EQHalmer. Feito isso basta apenas arrastar o .jar sobre o EQHalmer.exe, aguardar alguns instantes e será criado um arquivo .jad, que contém as informações sobre o .jar e os certificados.

Já estamos quase lá. Basta agora enviar os arquivos para o celular e configurar as permissões.

4. Enviando e configurando

Precisamos apenas enviar os arquivos para o celular e configurar as permissões. O envio pode ser feito da forma que desejar, seja por Bluetooth, por cabo ou por leitor de cartões (caso possua um MemoryStick® Micro). Alguns fatos importantes que devem ser considerados na hora de enviar:

  1. Envie tanto o arquivo JAR quanto o JAD. Isso é importantíssimo, pois é no JAD que ficam armazenados as informações do certificado.

  2. Envie para a pasta "Outros" do telefone. Não instale diretamente na pasta de aplicações ou jogos.

Depois que os arquivos foram enviados para a pasta "Outros", é necessário instalar. Antes de tudo verifique e configure a data e hora do celular caso ela tenha sido perdida na primeira etapa. Isso é importante pois o certificado vale de 2005 até 2010 e, caso a data esteja em 1999, ele vai dar erro na instalação. Com a data configurada, navegue pelo celular até a pasta "Outros", selecione o arquivo JAD (atenção, o JAD, não o JAR) e mande instalar. Caso tenha dificuldades em saber qual é o JAR e qual é o JAD, vá em "Mais" e depois selecione "Informações". Aguarde a instalação completar.

Com tudo instalado, só nos resta configurar as permissões de acesso, que antes não estavam disponíveis. Navegue até a pasta dos aplicativos e encontre o midlet que acabou de instalar (MiniCommander). Vá em "Mais" e em seguida "Permissões". Agora você pode configurar as permissões da forma que desejar. Note que para cada categoria ("Acesso à Internet", "Ler dados usuário", Gravar dados usuário", etc.) estão disponíveis as opções "Perguntar uma vez" e "Nunca perguntar", que antes estavam bloqueadas devido a falta do certificado.

É isso aí, chega das chatas mensagens solicitando autorização para acesso à internet, leitura e escrita de dados!

Copyright © - Todos os direitos reservados -- 2008

Proibida a cópia total ou parcial do conteúdo presente neste artigo sem prévia autorização do autor. Este arquivo pode ser distribuído livremente, contanto que o conteúdo do PDF permaneça inalterado, mantendo seu formato original.