CRIANDO UMA IMAGEM DE OVERVIEW

Neste turorial eu ensinarei como criar uma imagem de overview, pois vi que tem muita gente tendo dufucudade com o tutorial do Mataleone.

1º Passo - Você deve criar uma atalho para o Half Life pra entrar no modo de desenvolvimento. Para criar um atalho, va na Área de Trabalho e clique com o botão direito do mouse, vá em Novo, e selecione Atalho.
Colque a seginte linha de comando na janela de criação do atalho ( com as áspas )

"C:\Arquivos de programas\Half Life\hl.exe" -dev -console -game cstrike -32bpp +map de_waterloo

Substuindo:

C:\Arquivos de programas\Half Life\hl.exe pelo diretorio de seu Hl.exe
-game cstrike pelo nome do MOD que vc quer fazer o overview
+map de_waterloo pelo nome do mapa

Clique em Avançar, dê um nome do atalho e clique em Concluir. Pronto, o atalho foi criado.

2º Passo - Execute o atalho e espere ele entrar no mapa que você pos no atalho. Você pode perceber que não ha armas na mão do jogador, nem tempo nem nada, isso é poque você acrescentou o paramentro -dev, que faz o Half Life entrar no modo de desenvolvimento ( Você deve estar usando a resolução de 1024x768 ). Agora, abra o console e digite:

dev_overview 1
developer 1

Agora você entrou no overview e apareceu um monte de numeros no topo da tela. Para você retirar telhados, tetos, ou qualquer coisa que esteja num plano mais alto que esteja escondendo rotas, você usa as teclas " ' "e " / ". Para você retirar coisas que estao em planos mais baixos use as teclas " Espaço " e " CTRL ". Após retirar telhados, etc... aperte Espaço ate começar a sumir as coisas que estão num nível mais baixo. Quando sumir a primeira coisa, anote o valor ZMax que aparece naqueles dados no topo da tela. Esse valor serve para indicar a altura minima do overview. Agora aperte CTRL para colcar as coisas que estão num nível mais baixo de novo.
Agora você deve anotar os valor que estão circulados na ficgura abaixo:

Apos anotado os valores, digite developer 0 no console para retirar os dados. Agora so falta "bater uma foto" do overview apertando a tecla F5. A imagem será salva na pasta do Half Life no formato BMP 24 Bits. Agora você pode digitar exit no console para sair do jogo.

3º Passo - Agora iremos editar a imagem. Nesse exemplo eu estou usand o PhotoShop 7.0. Abra a imagem no PS, selecione a feramenta "Eyedropper Toll ( Conta Gotas )" clique em algum lugar do overview que tenha a cor verde, clique no quadrado onde escolhe a cor e veja se ela é verde puro ( R = 0, G = 255, B = 0 ).

Caso não seja verde puro, selecione a cor verde puro ( R = 0, G = 255, B = 0 ), de Ok, selecione a ferramenta "Paint Buked Tool ( Baldinho )", deslique a opção Anti-Aliased e pinte todas as areas que sejam verdes no seu overview.

4º Passo - Agora nos vamos transformar a imagem BMP 24 bits em BMP 8 bits ( 256 cores ). Vé em Image -> Mode -> Indexed Color e deixe os campos da janela que abrirá do modo que está na figura abaixo.

5º Passo - Agora vamos salvar a imagem, vá em File -> Save As, mude o tipo de arquivo para BMP. O nome da figura deve ser exatamente igual ao nome de seu mapa e deve ser salvo em Half Life\nomedomod\overviews. Salve a figura e abrirá uma janela, simplismente de Ok.

6º Passo - Agora iremos criar o arquivo de texto que da as cordenadas para os Player no overview. O modo mais facil de fazer isso, eh abrir um arquivo de texto ja pronto na pasta overviews. No meu caso eu peguei o arquivo de texto do meu mapa de_waterloo. Agora você deve substituir onde está escrito de_waerloo.bsp e de_waterloo.bmp pelo nome de seu mapa e pelo nome do seu overview, que esta na pasta overviews. Agora peque aqueles valores que você anotou e substitua tambem no arquvo de texto, como na figura abaixo.
Pronto, se vc fez tudo certo, o seu overview funcionará corretamente.

Este turorial foi feito por Fernando Birck ( FeRgO ) - Copyright - Todos od direitos reservados - 2003